terça-feira, 7 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Cavala eleita para Campanha de Verão no Mercado Municipal dos Caliços

Aulas de culinária ensinam a confecionar deliciosos pratos

Apostada em recuperar os hábitos alimentares dos portugueses e os conceitos associados à dieta mediterrânica que, nas suas origens tinha um equilíbrio ideal entre ómega 3 e ómega 6, devido à sua riqueza em peixe e frutos secos, a Docapesca, com o apoio do Município de Albufeira, elegeu a cavala para a sua Campanha de Verão, enquadrada no projeto “CCL – Comprovativo de Compra em Lota”.

Em Albufeira, a iniciativa tem lugar no próximo dia 18 de agosto, no Mercado Municipal dos Caliços, onde os interessados podem frequentar aulas de culinária, ministradas por chefes e alunos da Escola de Turismo e Hotelaria de Portimão, para aprender a confecionar deliciosos pratos de cavala de forma rápida e inovadora. A inscrição é gratuita e as aulas decorrem entre as 10h00 e as 12h00.

A cavala é uma boa opção em tempos de crise. Abundante na costa portuguesa, as suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização, quer na cozinha tradicional quer em novas preparações culinárias. Trata-se de uma espécie com sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo faz parte da tradição na confeção de pratos simples da gastronomia regional. É muito rica em proteínas e ácidos gordos da série ómega 3. Refira-se que para fornecer a dose diária recomendada de 500mg de ómega, são necessários 250g de bacalhau ou camarão, 170g de pescada, 100g de polvo e 30g de dourada, mas apenas 15g de sardinha, cavala ou carapau.

As inscrições são gratuitas, limitadas a 12 pessoas por aula, e devem ser feitas para: age@cm-albufeira.pt ou diretamente na Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico.

CM-Albufeira