terça-feira, 7 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Recolha de Sangue no Centro de Saúde no Sábado


Com a chegada do verão torna-se mais difícil manter os stocks de sangue adequados nos hospitais do Algarve, sangue que é fundamental para salvar vidas.
Consciente destas dificuldades a Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira (ADSA) organizou mais uma recolha de sangue, no Centro de Saúde de Albufeira, a decorrer, no dia 11 de agosto, entre as 9h00 e as 13h00.
Podem dar sangue todas as pessoas que se encontrem em bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 Kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos. Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml, cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal, e o sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.
A ADSA tem vindo a promover regularmente colheitas de sangue, dando continuidade a um trabalho iniciado em 2011. As próximas recolhas vão ter lugar a 8 de setembro, 13 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro.
No próximo sábado faça algo maravilhoso e dê sangue, um dia também pode vir a precisar.

CM-Albufeira