domingo, 13 de janeiro de 2013

ALBUFEIRA | Encontro OTOC/AHRESP no Auditório Municipal



O no Auditório Municipal foi palco, ontem, de um Encontro OTOC/AHRESP-Delegação de Albufeira.

A OTOC – Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, em conjunto com a AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ATC - Autoridade para as Condições do Trabalho, promoveu uma sessão de esclarecimento sobre as novas regras de faturação e a as alterações ao Código do Trabalho.

Para além de Albufeira, também Lisboa, Coimbra, Porto, Guarda, Vila Real e Évora acolheram, entre 7 e 12 de Janeiro, esta iniciativa a que se deu o nome «Encontros OTOC/AHRESP».

A participação nestes eventos foi gratuita, para membros da Ordem e público em geral, mediante inscrição prévia no sítio da Ordem.

Para efeito do controlo de qualidade, foram atribuídos 6 créditos aos membros da Ordem que participarem.

AHRESP pede Moratória ao Ministro das Finanças

Recordamos que a AHRESP solicitou, ao Ministro das Finanças, uma moratória de 90 dias, para que as empresas que estejam obrigadas a instalar os novos equipamentos e sistemas de faturação, possam cumprir com esta obrigação, uma vez que à data os equipamentos se encontram esgotados no mercado.
Segundo a AHRESP, “a falta de informação da Autoridade Tributária, sobre várias questões que fomos colocando desde a entrada em vigor da nova legislação, bem como a complexa linguagem técnica, inacessível à compreensão imediata dos nossos empresários, estão a promover várias dúvidas, confusões e informações contraditórias”.

Os serviços da AHRESP, ao longo de todo o país, estão a ser confrontados com o desespero dos empresários que querem cumprir com as suas obrigações legais, e não têm como.

A este propósito, a AHRESP recorda que os seus Associados “sempre estiveram na primeira linha do combate à economia paralela, e à concorrência desleal, com a campanha ‘Peça à Fatura’ e com a edição do ‘Código de Boas Práticas Fiscais’, em conjunto com o Ministério das Finanças”.

A AHRESP salienta ainda que, “conforme as Diretivas Comunitárias sobre a faturação e simplificação administrativa, bem como após a decisão do Orçamento de Estado para 2013, aguardamos, a nomeação pelo Governo do Grupo de trabalho que vai avaliar o regime fiscal do nosso setor de atividade, e em que fundamos grandes expectativas no sentido da promoção da transparência, da simplicidade e da diminuição da carga fiscal”.

Al-Fachar