sábado, 26 de abril de 2014

Comemorações do 25 de Abril em Albufeira



O Município de Albufeira promoveu um vasto programa comemorativo dos 40 anos da Revolução de Abril de 1974. Cultura, Desporto e Ação Social foram as áreas em destaque num programa que, este ano, evocou o simbolismo da data e apresentou o Orçamento Participativo, dando liberdade de expressão aos albufeirenses para decidirem o futuro do seu concelho.


Ontem, dia 25 de Abril de 2014, celebraram-se os 40 anos da Revolução dos Cravos. Esta data histórica, que faz parte da memória coletiva dos portugueses, foi assinalada pelo Município de Albufeira através de um programa repleto de atividades, nos dias 24 e 25 de abril.


A homenagem ao dia mais emblemático de 1974 começou no dia 24, pelas 10h00, com a apresentação da exposição de trabalhos “O Nosso Abril”, realizada por 18 turmas de diversas escolas do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário. O evento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguido de uma visita à exposição patente no hall de entrada do edifício da Câmara Municipal, desde o passado dia 11 de abril e que se prolongará até 16 de maio (ver notícia publicada AQUI).


Pelas 18h00, o Salão Nobre voltou a ser o local escolhido para mais uma apresentação. A Autarquia deu a conhecer os fundamentos do “Orçamento Participativo Albufeira 2015”, um dos principais instrumentos da democracia participativa portuguesa. Este orçamento é um processo de gestão partilhada entre a Câmara Municipal e a população, que se traduz na participação de todos os munícipes nas políticas governativas locais.


Na data em que se celebrou o 40.º aniversário do Dia da Liberdade, Albufeira acordou ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, enquanto se hasteavam as bandeiras no Largo dos Paços do Concelho, pelas 9h30, e se assistiu à Guarda de Honra realizada pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Este momento solene foi celebrado em todo o concelho, nos edifícios das Juntas de Freguesia de Albufeira/Olhos de Água, Guia, Paderne e Ferreiras.


As celebrações continuaram tarde adentro, com a 4.ª Etapa do Campeonato dos Golfinhos, nos Campos Sintéticos de Albufeira. Os Golfinhos são escalões onde ainda não existe atividade competitiva federada, pelo que as crianças treinavam apenas nos seus clubes. Com esta iniciativa, existe a oportunidade de motivar ainda mais os minicraques para a prática desportiva, numa prova composta por seis jornadas e que resulta da parceria entre o Município e os clubes do concelho.

E do Desporto passamos à solidariedade, com a celebração do 16.º aniversário da Associação Sociocultural e Recreativa da Terceira Idade de Albufeira (ASCRATIA), que reuniu na sua sede social, na freguesia de Ferreiras, a partir das 17h00, dezenas de associados e convidados para uma confraternização. A ASCRATIA tem como principal objetivo proporcionar momentos de convívio e amizade entre os idosos, evitando situações de isolamento e desenvolvendo atividades onde todos possam partilhar experiências. Este projeto social contou, desde o primeiro momento, com o apoio da Autarquia que para além de apoiar as várias iniciativas da associação, cedeu o terreno e disponibilizou verbas para a construção da atual sede.

De regresso aos Paços do Concelho, o Salão Nobre acolheu, às 18h00, a Sessão Solene “Albufeira e os 40 anos de Abril”. Esta iniciativa teve por objetivo analisar o impacto da Revolução de Abril de 1974 no processo democrático de Albufeira. Para isso, a Autarquia convidou cada líder de bancada dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Albufeira a discursar sobre esta temática. Seguiu-se um período de debate.

Às 20h30, foi hora de relaxar e apreciar as paisagens noturnas da cidade nas “Caminhadas ao Luar” que, neste dia, realizaram uma edição especial dedicada ao 25 de Abril. O local de partida e de chegada foi no Largo dos Paços do Concelho.

Foi com música e muita animação que Albufeira encerrou as comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. O Auditório Municipal abriu as portas ao espetáculo “Pedaços de Abril”, que, à noite, juntou em palco os artistas José Praia e Aquaviva e o Grupo de Cantares da Casa do Alentejo em Albufeira.


Refira-se que no passado dia 31 de março, mais de 250 alunos do ensino secundário e da escola profissional Agostinho Roseta (polo de Albufeira), acompanhados dos respetivos professores, marcaram presença no Auditório Municipal de Albufeira para participar na iniciativa “Conversas sobre Abril”. O evento marcou o arranque do programa de comemorações sobre os 40 anos do 25 de Abril em Albufeira e contou com os testemunhos do fotógrafo Alfredo Cunha e do jornalista Adelino Gomes, duas figuras ilustres que viveram em primeira mão a Revolução de Abril.

Texto: Al-Fachar com CMA
Fotos: Al-Fachar